O Custódio


Frei Francesco Patton OFM

Frei Francesco Patton é Custódio da Terra Santa desde o dia 20 de maio de 2016.

Nascido em Vigo Meano, na província e diocese de Trento em 23 de dezembro de 1963, pertence à Província de Santo Antônio, dos Frades Menores, Itália. Além de italiano, fala Inglês e Espanhol.

Fez sua primeira profissão religiosa  no dia 07 de setembro de 1983 e a profissão solene no dia 4 de outubro de 1986. Foi ordenado sacerdote em 26 de Maio de 1989. Em 1993, obteve o Mestrado em Ciências da Comunicação da Universidade Pontifícia Salesiana de Roma.

Ocupou vários cargos dentro de sua província de origem, e dentro da Ordem. Foi duas vezes Secretário-Geral do Capítulo Geral OFM (2003 e 2009), o visitador geral (2003), Ministro Provincial de Trentino (2008-2016), Presidente da Conferência dos Ministros Provinciais da Itália e Albânia (Do).

Exerceu numerosos trabalhos fora da Ordem: Membro do Conselho dos Padres Diocesanos e do Secretariado do Conselho Pastoral da Arquidiocese de Trento; Professor de Ciências da Comunicação na Academia Teológica de Trento; Colaborador do semanário diocesano, da rádio diocesana e Televisão de Trento; Inscrito como jornalista credenciado desde 1991. 

 

***

A nomeação do Custódio é de responsabilidade do Definitório geral (o governo central) dos Frades Menores, que tem sede em Roma. A Santa Sé aprova de acordo com os estatutos papais que governam esta entidade da Ordem fundada por São Francisco de Assis.