PANORAMA

O Sim de Maria e a misericórdia de Deus


 (L.N.) |  25/2018

Vitral, O sim de Maria (foto CMC).

O vitral expressa gratidão ao Senhor pelos 35 anos na missão de transformar vidas.


A Basílica da Anunciação recebe a riqueza de expressões artísticas de todo o mundo, com as diversas representações da Virgem de Nazaré, oferecidas por diferentes culturas. Em cada obra de arte, há uma história de fé.

No dia 23 de junho, a Basílica ganhou mais um vitral. A obra foi realizada pelo vitralista Lorenz Heilmair, em parceria com Frei Pedro Pinheiro. Participaram da cerimônia de inauguração do vitral: Frei Francesco Patton, Custódio da Terra Santa, Dom Mário Rino Silvieri, Frei Bruno Varriano, Reitor da Basílica da Anunciação, os fundadores da Fazenda da Esperança, Frei Hans Stafel e Nélson Giovanelli, além de muitos sacerdotes. Para o Custódio da Terra Santa, “o vitral, que recorda o mistério da Encarnação na perspectiva da Misericórdia, lembra-nos que Deus veio até nós para nos salvar e pediu a colaboração livre, pessoal e voluntária da jovem de Nazaré, a virgem Maria. É gesto muito belo de Frei Hans, que quis doar esse vitral à Basílica de Nazaré, com a intenção de colocar sob o manto de Maria, rainha e mãe da misericórdia, todos os que mais necessitam. Também é importante lembrar que, quando obtemos misericórdia, aprendemos a ser misericordiosos. É assim que nos tornamos perfeitos como nosso Pai é perfeito em misericórdia”!

Frei Hans lembrou os 35 anos da Fazenda da Esperança: “Deixar aqui um vitral que fala de inúmeras graças que recebemos de N. Senhora é como dizer: “Muito obrigado” à Virgem Maria e confiar-lhe toda a juventude e a humanidade sem esperança. Para mim é alegria poder convidar a humanidade a experimentar a misericórdia de Deus”.

Para Nélson Giovanelli esta é uma forma de expressar gratidão ao Senhor pelos 35 anos da Fazenda da Esperança: “Trouxemos para cá um sinal, construído por todos os jovens que, um dia, tiveram contato com nosso projeto e, deste carisma da esperança, de alguma maneira, fizeram a experiência de Maria, que, na sua fragilidade, respondeu ao Senhor com o seu SIM. Aquilo que aconteceu há 2000 anos não é historia passada, mas realidade que se atualiza todas as vezes que um jovem, um familiar… entra em contato com a Fazenda da Esperança, com o carisma, porque, de novo, o Verbo se encarna em suas vidas”!

A Fazenda da Esperança conta, atualmente, com três mil membros. Já acolheu mais de 30 mil jovens de todo o Brasil, nas vinte e duas casas espalhadas por vários países.

Na criação do vitral, Collin, um dos recuperados na Fazenda, teve notável participação e testemunhou: “Nesse processo, experimentei tantas coisas boas… Uma delas foi trabalhar com a arte. Quando vemos um vitral surgindo, é como se nascêssemos junto com ele. O Papa Bento XVI, em sua visita à Fazenda, deixou-nos um pedido: Sejam embaixadores da esperança e levem a esperança a todos os lugares do mundo! Aqui, tive a oportunidade de dar resposta de amor a esse pedido, colocando na Basílica este vitral, que representa a Encarnação de Jesus, que é tudo aquilo que também procuramos viver na Fazenda da Esperança”.

As emoções não terminaram durante o dia e foram até à noite, com a participação na procissão luminosa, conduzida por Frei Bruno Varriano, que expressou seu carinho e gratidão pelo lindo presente: “O vitral, que chegou da Fazenda da Esperança, é essa humanidade visitada, essa humanidade que experimenta a misericórdia todos os dias. Por isso, hoje é dia muito importante para nós. Mais uma vez o projeto de Deus se torna realidade, porque, para Ele, nada é impossível. Hoje, juntos aqui, tocamos a alegria da encarnação do Verbo na alegria dos religiosos que receberam o presente. Novamente, Nazaré foi visitada através da presença e da fé destes jovens”!

A obra de arte, realizada em Guaratinguetá-SP e colocada no corredor da Basílica da Anunciação, pode ser apreciada pelos peregrinos de todo o mundo, principalmente pelos que chegam do Brasil. O vitral expressa gratidão ao Senhor pelos 35 anos na missão de transformar vidas. E, com certeza, expressa também a gratidão de muitas famílias, agraciadas pela missão da Fazenda Esperança.

Neste número 25/2018

A seguir propomos o sumário do número 25/2018 da revista Terrasanta.

Campo dos Pastores

O pastor é uma categoria muito antiga no Oriente Médio. São nômades, isto é, não tem morada fixa.

Celebrar o Natal com os padres da Igreja

Quem são os “Padres da Igreja”? A vida e a reflexão dos primeiros séculos cristãos e o verdadeiro “ espírito do Natal”.