SANTUÁRIOS

Campo dos Pastores


de Frei Jorge Egídio Hartmann OFM |  25/2018

Capela, construída em 1954, em forma de tenda de pastor (foto Jerzy Kraj/CTS)

O pastor é uma categoria muito antiga no Oriente Médio. São nômades, isto é, não tem morada fixa.


Cerca de 3km de Belém, está localizada uma das tantas grutas que servia para abrigar os pastores e seus rebanhos, transformada em local de culto. É conhecido como Campo dos Pastores, Beit Sahur em árabe. Foi ali que humildes pastores, marginalizados e desprezados pelo poder religioso da época receberam de um anjo a alegre notícia do nascimento de Jesus. O anjo disse-lhes: “Não tenham medo! Eu anuncio para vocês a Boa Notícia, que será uma grande alegria para todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vocês um Salvador, que é o Messias, o Senhor” (Lc 2,1-16).

O pastor é uma categoria muito antiga no Oriente Médio. São nômades, isto é, não tem morada fixa. O tipo de pastagem obriga o pastor a deslocar seu rebanho em busca de sempre novas pastagens.

Abel, Davi entre outras figuras bíblicas eram pastores. A figura de pastor era aplicada também a Jesus. Ele é o pastor que deixa as 99 ovelhas e vai atrás da ovelha que se perdeu (Mt 18,12-14). No Juízo Final Ele agirá como o pastor que separa as ovelhas dos cabritos (Mt 25,32).

Próxima da gruta há uma capela, construída em 1954, em forma de tenda de pastor, como os beduínos costumam usar. Ela tem uma pequena cúpula, que retrata uma noite estrelada e o voo de anjos, recriando a atmosfera daquela noite santa.

É mais uma obra do arquiteto Antônio Barluzzi. Este local é o mesmo do qual nos fala o livro de Rute, sobre os célebres ‘campos de Booz’, que recebeu em sua amizade a moabita Rute, com ela se casando; depois, gerando um filho, que se tornaria o avô do rei Davi, Obed, o pai de Jessé.

Neste número 25/2018

A seguir propomos o sumário do número 25/2018 da revista Terrasanta.

O Sim de Maria e a misericórdia de Deus

O vitral expressa gratidão ao Senhor pelos 35 anos na missão de transformar vidas.

Celebrar o Natal com os padres da Igreja

Quem são os “Padres da Igreja”? A vida e a reflexão dos primeiros séculos cristãos e o verdadeiro “ espírito do Natal”.