Atualidade

De Ceuta um prêmio para a Custódia, motivadora do diálogo


 Terrasanta.net |  12 de Setembro de 2017

Nesta foto de arquivo frei Patton (à esquerda) dialoga com o Patriarca grego ortodoxo de Jerusalém Teófilo III. (foto N. Asfour/CTS)

São dias de viagem pela Espanha para o Custódio da Terra Santa. No dia 7 de setembro, recebeu um prêmio no enclave de Ceuta, na costa marroquina. Dia 10 esteve em Caravaca de la Cruz por ocasião do Ano Santo.


(g.s.) - A Cidade autônoma de Ceuta - enclave espanhol na costa norte do Marrocos - conferiu o Prêmio - Convivência Ciudad Autônoma de Ceuta - aos Frades Franciscanos da Terra Santa.

Para a ocasião, o padre Custódio, Francesco Patton, chegou no dia 6 na cidade costeira, onde realizou uma série de compromissos e reuniões que culminaram com a cerimônia de entrega na noite do dia 07 .

O prêmio criado em 1998, está em sua 16ª edição. A motivação oficial explica que este ano foi conferido aos frades da Custódia da Terra Santa "em reconhecimento ao trabalho social que a congregação realiza à favor da paz e da concórdia". Também como forma de recompensar "a promoção da tolerância, a reconciliação e o diálogo entre as diferentes culturas, incentivando a paz e o enriquecimento cultural e sendo um ponto de união e conexão entre as religiões".

Por ocasião de um encontro ecumênico, em 8 de setembro, o padre Custódio visitou um templo hindu, a sinagoga e a Mesquita Muley el Medhi.

No sábado, dia 9, frei Patton atravessou de barco o braço mediterrâneo que divide o Marrocos da Espanha para chegar até Algeciras, perto de Gibraltar. De lá, percorreu de carro o caminho para a cidade de Caravaca de la Cruz, na comunidade autônoma de Múrcia.

A cidade preserva uma das relíquias da verdadeira cruz de Jesus e a cada sete anos, como neste de 2017, celebra um ano santo especial. Assim, com particulares solenidades, do ponto de vista das celebrações religiosas, são os dias que precedem a festa da Exaltação da Cruz (de 10 à 14 de setembro).

Frei Patton foi convidado a presidir a missa solene da noite do dia 10. No momento da homilia meditou sobre o significado da cruz em relação à vida dos crentes e de toda a humanidade.

Da região da Basilicata, uma homenagem a frei Virgilio Corbo

O arqueólogo franciscano Virgilio Corbo, com suas escavações em Cafarnaum, restituiu a casa de São Pedro aos peregrinos na Terra Santa. A sua cidade, Avigliano, o homenageia um século após seu nascimento.

Do Papa, em Bari, um novo pedido de paz para o Oriente Médio

Em Bari, no sábado 7 de julho, outra etapa da jornada ecumênica. A convite do Papa Francisco, os líderes das Igrejas do Oriente Médio compartilharam preces e reflexões.

Uma ajuda do Papa às crianças dos campos de refugiados palestinos

Nos últimos dias, em Nova York, a Santa Sé anunciou o envio de US $ 100.000 em favor da UNRWA. A agência da ONU que assiste os refugiados palestinos está em uma emergência financeira.

Inaugurada a seção arqueológica do Terra Sancta Museum

Está tomando forma em Jerusalém o Terra Sancta Museum. No dia 27 de junho foi aberta a seção arqueológica, fruto das escavações e do estudo dos franciscanos.