Atualidade

De Ceuta um prêmio para a Custódia, motivadora do diálogo


 Terrasanta.net |  12 de Setembro de 2017

Nesta foto de arquivo frei Patton (à esquerda) dialoga com o Patriarca grego ortodoxo de Jerusalém Teófilo III. (foto N. Asfour/CTS)

São dias de viagem pela Espanha para o Custódio da Terra Santa. No dia 7 de setembro, recebeu um prêmio no enclave de Ceuta, na costa marroquina. Dia 10 esteve em Caravaca de la Cruz por ocasião do Ano Santo.


(g.s.) - A Cidade autônoma de Ceuta - enclave espanhol na costa norte do Marrocos - conferiu o Prêmio - Convivência Ciudad Autônoma de Ceuta - aos Frades Franciscanos da Terra Santa.

Para a ocasião, o padre Custódio, Francesco Patton, chegou no dia 6 na cidade costeira, onde realizou uma série de compromissos e reuniões que culminaram com a cerimônia de entrega na noite do dia 07 .

O prêmio criado em 1998, está em sua 16ª edição. A motivação oficial explica que este ano foi conferido aos frades da Custódia da Terra Santa "em reconhecimento ao trabalho social que a congregação realiza à favor da paz e da concórdia". Também como forma de recompensar "a promoção da tolerância, a reconciliação e o diálogo entre as diferentes culturas, incentivando a paz e o enriquecimento cultural e sendo um ponto de união e conexão entre as religiões".

Por ocasião de um encontro ecumênico, em 8 de setembro, o padre Custódio visitou um templo hindu, a sinagoga e a Mesquita Muley el Medhi.

No sábado, dia 9, frei Patton atravessou de barco o braço mediterrâneo que divide o Marrocos da Espanha para chegar até Algeciras, perto de Gibraltar. De lá, percorreu de carro o caminho para a cidade de Caravaca de la Cruz, na comunidade autônoma de Múrcia.

A cidade preserva uma das relíquias da verdadeira cruz de Jesus e a cada sete anos, como neste de 2017, celebra um ano santo especial. Assim, com particulares solenidades, do ponto de vista das celebrações religiosas, são os dias que precedem a festa da Exaltação da Cruz (de 10 à 14 de setembro).

Frei Patton foi convidado a presidir a missa solene da noite do dia 10. No momento da homilia meditou sobre o significado da cruz em relação à vida dos crentes e de toda a humanidade.

Em Damasco conventos e igrejas sob ataque

Os tiros de morteiros caíram por dias nos bairros cristãos de Damasco, na Síria. Acima de tudo, o Patriarcado Melquita e a paróquia dos Franciscanos da Custódia da Terra Santa estão pagando o preço.

Israel, líderes católicos: Mais humanos com os migrantes!

Os líderes da Igreja Católica na Terra Santa pedem às autoridades israelenses menos dureza em relação aos migrantes eritreus e sudaneses, que agora têm duas alternativas: expulsão ou prisão.

Hospital São José incentiva parto humanizado

O hospital (católico) São José, em Jerusalém Oriental, oferece às gestantes palestinas todas as oportunidades para um parto seguro, dando preferência ao parto normal.

No Egito para os coptas uma grande catedral e novos mártires

Foi inaugurada na noite do Natal copta a maior catedral do Norte da África e Oriente Médio. O compromisso foi assumido há um ano pelo chefe de Estado. Enquanto isso, no entanto, os ataques contra os cristãos continuam.