DOSSIÊ

Nos braços de Maria


de Giuseppe Caffulli |  19/2017

Simone Martini, Anunciação (Galeria de Uffizi, Florença)

Neste dossiê queremos seguir os passos terrenos de Maria, conhecer os lugares que fazem memória da sua vida, para entender a mensagem.


O amor de Deus- nos recorda o biblista franciscano frei Frédéric Manns, que ensina no Studium Biblicum Franciscanum de Jerusalém- tem uma face feminina, recordaram recentemente numerosos teólogos. Maria revela também um outro segredo: aquele da Igreja: “Existe somente uma Virgem Mãe e eu gosto de chamá-la Igreja”, escreveu Clemente de Alexandria. E ainda: “A Mãe de Deus é a Igreja que reza”, afirmava por sua vez Sergei Bulgakov. Existe, portanto, uma forte e profunda ligação entre a presença de Maria e a ação da Igreja, entre a purificação da alma em Maria e aquela da Igreja. O autor desta purificação é o Espírito de Deus. Maria e a Igreja são as duas manifestações visíveis daquele que permanece invisível. Enfim, “Maria, acolhendo Deus nela no momento da Anunciação, demonstrou que a natureza humana pode ser completamente transfigurada por Deus. Ela é imagem da alma fecundada pelo Espírito que gera o Senhor”.

Neste dossiê queremos nos colocar nos braços de Maria, seguir os passos terrenos, conhecer os lugares que fazem memória da sua vida, para entender a mensagem. Uma existência, a de Maria, que não pode ser compreendida fora da luz do extremo gesto de amor do Filho, que doa a si mesmo para a salvação de todos.

 

(Este texto é a introdução do dossiê na revista)

Neste número 19/2017

A seguir propomos o sumário do número 19/2017 da revista Terrasanta.

Um raio de esperança pela paz na Síria

Um raio de esperança da Senhora mais brilhante que o sol. É desta forma que podemos ver a visita que a imagem de Nossa Senhora de Fátima fez a Alepo e a Damasco nos dias 11 a 15 de Maio.

Cafarnaum. A cidade de Jesus

Pedras e ruínas contam a história de Cafarnaum: “Como cidade, o título que nenhuma outra jamais terá: A cidade de Jesus”. Relatos baseados nas experiências dos arqueólogos franciscanos.